![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfqRTj2bABqJrXXbRC1xAve5O6N1G_8zALwG5WN4g0n730eBcVYr6OQxjAbd-9NjMNvoFuKBKl2RtU__duMvviqLxPnXdvSaFWvKipR3fU5U5yA7bE-1ooQHv28We1Be4l-Q_A8LeIP9sm/s1600/Transmissao+Shimano.jpg)
Você começou a pedalar, pegou o gosto pela brincadeira e agora já pensa em evoluir, porém acha que sua bicicleta ou os componentes não estão permitindo que você explore todo o seu potencial, prejudicando seu desempenho. Se você se vê neste quadro, não se preocupe, há muitas pessoas nesta situação. Pensando nisso decidi usar meu conhecimento para te ajudar nesta ocasião.
Embora minha paixão por bicicletas seja antigo, este é o primeiro post que faço sobre o assunto e, como primeiro assunto, escolhi o tema "Grupos de Câmbio Shimano para MTB".
A Shimano é uma das marcas mais conhecidas, e é comum vermos as pessoas falando "minha bicicleta tem o grupo Shimano". O que muitos não sabem é que não basta ser Shimano, pois ela possui uma variedade de grupos divididos por hierarquia, seria a mesma coisa que dizer "O processador do meu computador é um Intel".
Para facilitar seu entendimento, segue a ordem exata da hierarquia já dividida em 3 categorias:
Urbano
- TourneyEsta é a linha mais básica. Trata-se de um pacote de componentes voltado ao uso de passeio mais urbano, com leves incursões na terra (trilhas e estradões light).
Casual
- AltusUma linha já superior ao Tourney, a linha Altus é destinada para a prática de mountain biking casual e uso urbano.
- AceraEste é grupo mais básico da Shimano a utilizar freios a disco hidráulicos.
- AlivioGrupo de entrada da Shimano para uma prática mais entusiasmada do MTB, com tecnologias que permite um bom rendimento em trilhas.
Competição
- DeoreGrupo capaz de oferecer um desempenho real, indicado para cross-country e trail em bikes rígidas ou full-suspension.
- SLXVem com versão de 11 velocidades como nos grupos XT e XTR. Além disso, ele também ganha a opção de ser utilizado com apenas 1 coroa.
- XTPossui um pacote tecnológico elevado, herdando muitas tecnologias diretamente do XTR. A versão eletrônica do XT também utiliza a tecnologia de trocas simultâneas Syncro-Shift, que opera os dois câmbios, com apenas um trocador.
- XTRO mais leve e tecnicamente mais avançado grupo da Shimano para praticantes de MTB possui duas versões: Race e Trail. A primeira é indicada para competidores de cross-country /maratona e priorizam o menor peso. Já a versão Trail é para um uso mais geral, com manetes de freio com regulagens externas e pinças com tecnologia Ice-Tech. Ele também pode ser encontrado com a tecnologia Di2 de trocas eletrônicas, tudo controlado pelo aplicativo E-tube.
Espero que este post tenha sido útil para tirar suas dúvidas.
Comentários
Postar um comentário