Ciclista Paranaense bate record à 202km/h

O ciclista profissional Evandro Portela, entrou para o livro dos Records, Guinness Book, na manhã deste domingo (26). A BR 277 entre Curitiba e São José dos Pinhais ficou interditada por cerca de 30 minutos, para que os presentes pudessem testemunhar a maior velocidade já atingida por um ciclista em todo o mundo.
Evandro Portela atingiu a marca de 202 quilômetros por hora, no tempo de 6’32”733, por 11 km, pedalando no vácuo de um carro e em estrada de rodagem comum. Até hoje essa marca nunca havia sido atingida. O atleta bateu o próprio recorde que havia sido 184 quilômetros por hora.
“É uma emoção muito grande, um sonho conquistado e um grande desafio. Não foi fácil, enfrentei um vento contra de 20 quilômetros por hora, que dificultou muito a minha progressão de velocidade. Quando estava em 190 quilômetros por hora já não enxergava mais nada, a roda traseira já estava no ar, mas consegui controlar a bike e manter. Persisti e batemos a marca! Foi muito difícil, mas compensador”, declarou portela ao final do desafio.
Para atingir a marca, Evandro iniciou pedalando até ganhar velocidade. Ao atingir 50 quilômetros por hora, o atleta entrou no vácuo do carro e juntos aceleraram até chegar à velocidade final em uma distância de 11 quilômetros. A conferência do tempo foi feita pela Associação de Comissários de Ciclismo do Paraná. O carro, preparado para a ocasião, foi um Subaru WRX 4X4 350 CV turbo, pilotado por um motorista com experiência em alta velocidade, estruturado com uma carenagem de acrílico que criou o vácuo, quebrando a barreira do vento.
O evento teve estrutura de segurança e apoio da Ecovia, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), e Prefeitura de São José dos Pinhais.

Isso é o que eu chamo de um Pedal Insano!

Comentários